Gestão Eficaz de Acordos de Serviço para Resultados Empresariais Bem-Sucedidos
Educar do Brasil há muito reconhece a profunda importância de incentivar profissionais educacionais de negócios a gerenciar acordos de serviço de forma eficaz. De fato, como parte de seus valores fundamentais, a Educar do Brasil priorizou a criação e implementação de cursos de desenvolvimento profissional contínuo sobre o assunto de gestão abrangente de acordos de serviço. A organização acredita firmemente que, quando educadores e treinadores levam esse aspecto de sua carreira empresarial em consideração, conseguem aplicar melhor os princípios de liderança empresarial bem-sucedida a seus alunos. Profissionais que têm a capacidade de desenvolver fortes habilidades em gestão de acordos comerciais estão posicionados para se tornarem os futuros líderes de empresas emergentes no Brasil, e esse fato não passa despercebido pela Educar do Brasil.
No século XXI, empresas em todo o mundo estão contando com veículos, infraestrutura e tecnologia de alta qualidade para tornar o curso de suas operações diárias mais gerenciável. Nas últimas décadas, as empresas recorreram a acordos de serviço para ajudá-las a determinar se estão ou não obtendo o melhor retorno sobre seu investimento. Quando um acordo de serviço é gerenciado de forma eficaz, as empresas conseguem manter um relacionamento firme e de confiança com seus fornecedores. É vital que esses vínculos com a cadeia de suprimentos prosperem se as empresas brasileiras forem competir de forma eficaz em uma economia global.
À medida que buscam entender melhor esse conceito, um número crescente de educadores profissionais de negócios está se interessando pela gestão de acordos de serviço. A capacidade de fazer isso torna seus alunos melhor preparados para lidar com as realidades do mundo empresarial moderno.
Em situações onde uma empresa requer acesso constante a equipamentos caros, é difícil justificar a compra direta desse equipamento. Mas quando você desenvolve e gerencia cuidadosamente acordos de serviço com seu fornecedor para esse equipamento, é fácil ver as claras vantagens. Considere, por exemplo, o caso de uma empresa brasileira que requer acesso a uma frota de veículos comerciais de entrega. A empresa depende desses veículos para levar produtos valiosos aos clientes, mas não pode facilmente arcar com todas as despesas adicionais que vêm com os veículos. Isso é ainda mais verdadeiro em situações onde o custo de manutenção, seguro, impostos e depreciação é considerado. Ao colocar a empresa em uma posição para gerenciar adequadamente os acordos de serviço com o fornecedor, a empresa pode garantir que sempre tenha acesso ao que precisa e mantenha relacionamentos com os fornecedores que mais importam.
Por mais vital que seja para as empresas manter relacionamentos com seus fornecedores, às vezes elas lutam para fazê-lo. Em situações onde uma empresa não gerencia acordos de serviço adequadamente, ela está suscetível a uma infinidade de resultados negativos. Se uma empresa se encontrar sem um acordo de serviço adequado para equipamentos necessários, pode atrasar a assinatura de tal acordo enquanto luta com a percepção de que suas despesas não serão mais fixas. Nesse ponto, um fornecedor pode usar a ameaça de aumentos significativos nos pagamentos mensais para extorquir uma empresa por taxas de acordos de serviço mais altas. Quando isso é encontrado dessa forma, as empresas devem ter uma compreensão de quando resistir à pressão.
Quando você desenvolve e gerencia acordos de serviço de forma eficaz, está protegendo os melhores interesses de sua empresa. No entanto, nem toda empresa adota essa abordagem. Algumas tentam usar acordos de serviço contra seus fornecedores para conseguir o que querem. Como é o caso em muitas outras áreas da sociedade, os reguladores mais ativos da gestão eficaz de acordos de serviço são outras empresas. Aqueles com interesses em proteger seus ativos intervirão para prevenir injustiças quando as virem.